Análise do adversário – Cruzeiro – 35ª rodada

(Foto: Eduardo Carmim/Photo Premium)

Na 35ª rodada do Brasileirão 2018, o duelo do São Paulo é contra o Cruzeiro, campeão do Copa do Brasil nesta temporada e que atualmente é o 8ª colocado do Brasileiro.

O Cruzeiro foi campeão mineiro e da Copa do Brasil, caiu nas quartas de final da Libertadores, o ano é positivo da equipe mineira, aliás é o clube que contém o técnico mais longevo na primeira divisão, Mano Menezes assumiu em 26 de julho de 2016 e segue firme no clube, porém um projeto longo.

A equipe do Mano Menezes conquistou a Copa do Brasil no dia 17/10, exatos um mês, depois do título, o time conseguiu forte no Brasileirão, foram seis jogos, venceu quatro, foram eles contra Chapecoense, Paraná, América Mineiro e Corinthians, enquanto perdeu para Ceará, em casa, e para o Atlético-PR, fora de casa.

Apesar de não precisar de uma vaga na Libertadores, o Cruzeiro cresceu na competição nacional, e quer a melhor posição possível para conseguir uma maior premiação. Ao mesmo tempo tem feito um rodízio de jogadores, praticamente o elenco todo está jogando, mas o principal é que não tem uma equipe fixa, cada jogo é um time, variando as peças, por exemplo o centroavante Fred ganhou espaço nos últimos jogos, mas não atuará contra o São Paulo.

CONFIRA ⇒ O pré-jogo de São Paulo e Cruzeiro válido pela 35ª rodada

O Cruzeiro fez 68 partidas em 2018, venceu 35, empatou 17 e perdeu 16, foram 87 gols marcados e 52 sofridos, ainda recebeu 168 amarelos e 7 expulsões na temporada.

No primeiro turno, o time escalado por Mano Menezes foi: Fábio, Edílson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral, Rafinha, Arrascaeta e Mancuello; Barcos. Foi força máxima no duelo contra os são-paulinos, mas acabaram perdendo o jogo de 2 a 0, em casa, até tiveram um pênalti a favor, mas Barcos perdeu.

Para o segundo turno, o técnico será Sidnei Lobo, Mano Menezes está em tratamento de uma doença de pele, mas seguem conectados, o provável Cruzeiro é no 4-2-3-1 com: Fábio; Edilson, Manoel, Leo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves e David; Barcos (Sassá). Os desfalques são Dedé e Arrascaeta estão em suas respectivas seleções, portanto não enfrentam o São Paulo.

O Mano Menezes mantém o seu estilo de jogo, uma equipe que marca forte, primeiro pensa em se defender, e busca contra-ataques rápidos, ou bolas paradas para liquidar o jogo, já conseguiu esse feito no Morumbi com o Cruzeiro em 2017, jogo pela Copa do Brasil, na qual saíram com a vitória de 2 a 0.

Apesar de um time bem organizado e definido, o Cruzeiro é uma incógnita para o jogo contra o São Paulo, não apenas pelo rodízio, mas também por jogadores em dúvida como Thiago Neves, outros retornando como Edílson, Rafinha, e provavelmente os volantes Henrique e Ariel Cabral. Além da disputa de centroavante estar entre Barcos e Sassá, o técnico Sidnei Lobo não quis confirmar sobre.

O que muda com Sidnei Lobo no comando é o que ele mesmo citou em entrevista: “Nesse momento em que estou dirigindo, já conversei com o Mano, inclusive, tem umas ideias parecidas. Mas, ao chegar no jogo, o jogo apresenta diversas maneiras, diversas formas táticas, técnica, então, a gente tem que saber no momento o que você vai usar. E tenho essa liberdade, que é dada por ele. Se tiver que fazer uma decisão ou outra, jogar de um jeito de outro, eu posso fazer. Isso é que é bacana no trabalho. Mas quando a gente está junto, sempre prevalece é o que o treinador pede ou o que ele monta no momento”, ou seja, o jogo apresenta situações e como o técnico principal não está, o auxiliar resolve no momento.

Sidnei Lobo contabiliza 12 jogos à frente do Cruzeiro, com sete vitórias, dois empates e três derrotas, com isso o aproveitamento é de 63,88%. Com o assistente, o time celeste marcou 16 gols e sofreu 9.

RELEMBRE ⇒ A análise do Cruzeiro na 16ª rodada do primeiro turno

Os meias Thiago Neves e Arrascaeta estão empatados com 15 gols cada, depois Raniel aparece com 9 gols, Sóbis e Sassá com 7, Rafinha com 6 e Robinho com 5, Barcos, Dedé e Mancuello com 3, equilíbrio a partir do terceiro colocado… No ranking de assistências o empate é entre o lateral-esquerdo Egídio e Arrascaeta, ambos com 9, seguido por Robinho com 8, depois Edílson, Sóbis, Henrique e Raniel com 4 passes para gol, já Mancuello e Thiago Neves deram 3.

Ponto forte

Organização tática, o forte dos times do Mano Menezes é o conjunto, time batalhador, marca bastante, principalmente fora de casa, é muito difícil superar as barreiras criadas pelo time, e são fatais no contra-ataque, é uma equipe muito bem treinada. Outro fator é a bola parada ou até mesmo cruzamentos, muitas vezes chegam com perigo com esse recurso, contra o São Paulo mesmo no primeiro turno, surgiram diversas vezes desta forma.

Ponto fraco

Desfoco, o Cruzeiro já está contando as horas para as férias, estão fazendo rodízio, não estão jogando a vida nas partidas como outras equipes que brigam contra Z-4, G-6 e título, na minha visão isso pode ser prejudicial, principalmente se começarem perdendo como foi contra o Atlético-PR no último jogo que fizeram fora. Por outro lado para alguns pode ser uma vantagem, já que jogarão ‘leves’, sem grande pressão ou compromisso, a ver…

Desfalque do Dedé, o substituto Manoel é atrapalhado, apesar de também ser forte fisicamente, costuma dar alguns sustos, em 2016 fez um pênalti besta contra o São Paulo no Morumbi, e foi expulso.

Fique de olho

Sem Arrascaeta, Thiago Neves é o destaque do Cruzeiro, porém como ele é duvida para a partida, destaco o atacante David que pode ser a surpresa do time nesta reta final, o atleta não fez uma boa temporada e está ganhando chance na reta final, contra o Corinthians marcou o gol da vitória, entrou contra Ceará e Paraná, deve jogar a ‘vida’, e é muito veloz, olho nele!

CONFIRA TAMBÉM ⇒ Detalhes sobre o polêmico árbitro do jogo entre São Paulo e Cruzeiro

Curiosidade

O auxiliar do Mano Menezes, Sidnei Lobo, foi revelado como jogador pelo São Paulo, em 1990 acabou promovido para a equipe profissional pelo Telê Santana, e ficou no clube até 1992, quando foi campeão da Copa Libertadores.

O ex-volante, e auxiliar do Mano há 15 anos, disse: “Sou da periferia de São Paulo e ter que morar no alojamento do Morumbi é algo diferente. Sou grato por tudo o que aconteceu lá, por essa transformação na minha vida. Foi uma carreira muito proveitosa. O último clube que atuei foi no Paraná, onde encontrei o Mano, com quem trabalhei nos últimos 15 anos. Mas tudo começou no São Paulo”, e ainda disse: “Fica aquela emoção, mas agora é mais um jogo importante. Vamos trabalhar forte para superar o São Paulo da forma que estamos jogando”.

Reencontro

O meia Rafinha atuou no São Paulo em 2003-04 e depois em 2007. Como de costume, Diego Souza atuou em um de nossos adversários, no Cruzeiro foi rápida a passagem, em 2013, ano do título Brasileiro do time, mas não completou a temporada na equipe. O volante Hudson atuou no Cruzeiro em 2017, e foi campeão da Copa do Brasil por lá, a equipe mineira queria sua permanência, mas os clubes não se acertaram. Já o lateral-esquerdo Edimar era do Cruzeiro em 2016-17, e veio para o Tricolor.

Tem alguma informação ou correção? Pode subir nos comentários, agradecemos!

Abraços

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.