De olho no apito – Polêmico Heber Roberto Lopes apita duelo entre São Paulo e Cruzeiro no Morumbi

(Foto: Divulgação)

O polêmico árbitro paranaense, Heber Roberto Lopes, será o árbitro do duelo entre São Paulo e Cruzeiro na 35ª rodada do Brasileirão, os auxiliares serão Henrique Neu Ribeiro e Eder Alexandre.

Atualmente representante da Federação Catarinense de Futebol, Heber Roberto Lopes apita jogos da Série A desde 2006, é um velho conhecido do São Paulo e das equipes brasileiros, sempre polêmico, costuma apitar com muita ‘interação’ com os jogadores.

O primeiro jogo que apitou do São Paulo no Brasileirão foi em 2006, clássico Majestoso no Morumbi, empate de 0 a 0, expulsou dois jogadores corintianos nesta partida, aplicou 6 amarelos. Na mesma temporada apitou Fluminense e São Paulo, vitória são-paulina por 2 a 1 no Maracanã.

Em 2007 apitou a vitória do São Paulo sobre o Grêmio, no Olímpico, foram 7 amarelos aplicados no jogo. Em 2008 apitou três partidas do São Paulo, a derrota para o Inter, 2 a 0, depois a vitória sobre o Vitória, 2 a 1, e o empate com o Fluminense, 1 a 1.

Na temporada de 2009 foram 4 jogos, primeiro apitou a vitória do São Paulo sobre o Grêmio no Morumbi, 2 a 1, marcou um pênalti para a equipe gremista, depois apitou o Choque Rei, São Paulo e Palmeiras que ficou no 0 a 0. Já na reta final apitou a derrota do São Paulo para o Atlético Mineiro no Morumbi, 1 a 0, e por fim a derrota para o Goiás, 4 a 2, na pênalti rodada.

No ano seguinte, 2010, só apareceu na 36ª rodada, derrota do São Paulo para o Fluminense, 4 a 1 no Morumbi, e expulsou dois jogadores são-paulinos, Xandão e Richarlyson. Retornou na primeira rodada de 2011, vitória do São Paulo sobre o mesmo Fluminense que perdeu no fim de 2010, 2 a 0, apenas três amarelos aplicados. Depois naquele mesmo ano, na 23ª rodada, vitória do Grêmio sobre o São Paulo, 1 a 0 e oito amarelos.

Já em 2012, apitou os dois duelos entre São Paulo e Fluminense, recordista na arbitragem do duelo entre as equipes, no primeiro turno deu 2 a 1 para o Fluminense, e 3 amarelos, já no segundo foi 1 a 1, e também deu três amarelos.

Para 2013 foram três jogos, primeiro a derrota do São Paulo para o Cruzeiro, 3 a 0 no Morumbi, placar trágico, e não aplicou nenhum cartão… Depois retornou na 21ª rodada, vitória do Tricolor sobre o Vasco, 2 a 0, e dois amarelos. Para encerrar apitou a derrota do São Paulo para o Grêmio, em casa, 1 a 0.

Foi diminuindo o ritmo de jogos do São Paulo e também na Série A, em 2014 apareceu só na 35ª rodada para apitar o empate em 1 a 1 entre Tricolor Paulista e Inter, foram 7 amarelos aplicados, e expulsou um jogador, do Inter, já nos acréscimos. Rogério Ceni chegou a criticar muito o árbitro, falar que o time não vencia com ele apitando, e o São Paulo pediu para ele não apitar mais jogos do time. No ano seguinte, sequer apitou jogo são-paulino.

Retornou em 2016 para apitar mais um Grêmio e São Paulo, vitória gremista por 1 a 0, e expulsou Mena no fim da partida. Em 2017 apitou Sport e São Paulo, não deu um pênalti polêmico para o time pernambucano, jogo ficou 0 a 0. Depois apitou a vitória do Atlético Mineiro sobre o São Paulo, 1 a 0, gol marcado de pênalti.

Nesse ano Heber não apitou muitos jogos, apenas cinco na Série A, começando apenas na 21ª rodada, o árbitro não vive uma fase tão prestigiada como já foi…

Heber Roberto Lopes apitou 200 jogos na Série A do Brasileirão, foram 837 amarelos aplicados, média de 4.1 por jogo, 20 expulsões pelo segundo amarelo, 41 cartões vermelhos de forma direta e assinalou 44 pênaltis.

Heber nos jogos do São Paulo
22 jogos
6 vitórias
6 empates
10 derrotas
94 cartões amarelos
6 expulsões (3 do São Paulo)
1 pênalti (contra o SP)

 

O quarto árbitro da partida será Johnny Barros de Oliveira, o árbitro assistente adicional 1 é o Edson da Silva e o árbitro assistente adicional 2 será Evandro Tiago Bender, todos de Santa Catarina.

Pesquisa exclusiva em nosso portal, qualquer correção ou sugestão, interaja nos comentários! 

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.