Apresentado, Fernando Diniz diz se espelhar em Telê e: “O DNA do São Paulo tem muito a ver comigo”

(Foto: @saopaulofc)

Fernando Diniz foi apresentado como novo técnico do São Paulo nesta sexta-feira (27), de manhã o treinador já tinha comandado o seu primeiro treino neste início de trabalho no clube do Morumbi.

Raí iniciou a coletiva do Fernando Diniz: “Boa tarde a todos, bem vindo mais uma vez Fernando. Estou muito feliz com a chegada do Diniz, um nome muito admirado. Nessas conversas que tivemos foi um consenso. Abrimos para conversar com pessoas que trabalharam com o Fernando, jogadores também fizeram parte dessa troca de ideias. Cada característica desse time levava a crer no acerto da decisão. Acho que o trabalho do Diniz nos comentários, independente de resultados, é muito consistente, tem filosofia de trabalho que foi debatido pela gente. Um característica que a gente admira e ele tem competência para cumprir. A filosofia de domínio de jogo, as características que definem o trabalho dele. A gente vem buscando isso desde o início do ano e temos a convicção que o Diniz pode mobilizar esse grupo nessa filosofia.”

Primeiras palavras

“Me sinto honrado, me sinto realizado de trabalhar no tricampeão mundial. Só isso já diz muito sobre o São Paulo, passando pelo momento mágico do Telê, tricampeonato mundial, passando pelo Raí, o tricampeonato do Muricy… O meu trabalho é para tirar o melhor dos jogadores. O DNA do São Paulo tem muito a ver comigo. O São Paulo do Telê. Isso tem muito para a gente fazer um grande trabalho.”

Maior chance da carreira

“Certamente. A carreira está evoluindo da onde saí. Os times Atlético, Fluminense e agora São Paulo é o auge da carreira. Espero corresponder à expectativa de todos, a minha também. Que cative o torcedor jogando de uma maneira bonita”.

Tempo de trabalho

“Acho que a filosofia nunca está totalmente implantado. Essa questão de tempo no Brasil é chover no molhado. Eu perguntei para o Guardiola e ele disse que em um ano não dá para fazer nada. O Klopp diz que não dá para fazer em três anos. Aqui é diferente e a gente tem que trabalhar”.

Pressão e críticas

“Vejo muito pouco rede social e internet. Tenho convicção do meu trabalho. São Paulo abriu as portas. Torcida quer vencer. Pessoas falam do resultado. Fluminense eu saí, embora o time estivesse desconfortável na tabela, estava nas quartas da Sul-Americana e tinha aprovação do torcedor. Estou consciente do que vim fazer no São Paulo. É dar o melhor para fazer alegria do torcedor”

Flexibilidade do estilo de jogo

“Eu não sou uma pessoa inflexível. O trabalho do técnico é criar oportunidades e anular o adversário. Quanto mais chance você criar mais chance de vencer. No Fluminense contra o Atlético Nacional jogamos quase 70 minutos em bloco baixo. O meu estilo de jogo que eu adoto é para ter resultado. Acredito que se você jogar bem, você tem mais chance de ganhar. Quando possível jogar bem a gente vai jogar. Se precisar ser mais reativo vai ser”.

Trabalho e reflexão dos últimos times que treinou

“Grupo se encaixa perfeitamente. Jogadores de muita qualidade, renomados e vencedores. São Paulo é um celeiro de jovens talentos, gosto muito de olhar a base. Estou muito amparado. Tempo é subjetivo. Não dá para falar quanto tempo precisa. Todos querem vencer. Esperamos vencer o quanto antes, para sedimentar o trabalho. Mas tempo é relativo”

Manterá filosofia?

“Isso vai ser gradativo. Eu não vou chegar aqui e mudar tudo. Cuca é um grande treinador, o Mancini.. Vou adaptar o time no melhor jeito. A minha ideia de jogar que me trouxe ao São Paulo. Saí da terceira divisão, cheguei ao Fluminense. E vocês sabem que o Fluminense criava e batia de frente com as equipes. O resultado vem com a perseverança e mais consistente. A cada ano eu venho melhorando. Do Athletico para o Fluminense eu evolui”.

“A ideia de permanência do treinador, de maneira especial no Brasil, é resultado. Tem de dar resultado. Não é o meu trabalho, qualquer um precisa. As necessidades são urgentes. Precisamos de vitória o quanto antes. É isso o que sustenta bom ambiente, acalma torcedor, alegra e dá sustentação ao trabalho”, diz o técnico.

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.