Advertisements

Morumbi, o Coliseu do futebol brasileiro! #cronicatricolor


No ano 80 d.C a mando do imperador Vespasiano, foi concluída a construção de um dos mais grandiosos monumentos da Roma Antiga, o Coliseu. Construído durante o governo de seu filho Tito para poder levar entretenimento ao imperador, este era palco de batalhas de vida ou morte entre gladiadores e também o local onde jogavam cristãos aos leões. Atualmente sua estrutura resiste ao tempo, se mantém imponente e é conservada como patrimônio cultural da humanidade.

Entendida a relevância do monumento histórico referido, vamos ao que podemos classificar como o Coliseu do futebol brasileiro:
O estádio Cícero Pompeu de Toledo – vulgo Morumbi.
Ps. Não vamos associar a imagem do imperador Vespasiano ao atual (2017) presidente do tricolor paulista, pois por mais que em alguns aspectos haja semelhança, não é essa nossa intenção.

Em 1952 a casa do São Paulo Futebol Clube teve sua construção iniciada e perdurou durante 18 anos seguintes até sua conclusão. O tricolor saiu vitorioso em sua inauguração no dia 02 de outubro de 1960 contra o Sporting Clube de Portugal (Sporting Lisboa). Sob o olhar de 64 mil torcedores, o tricolor saiu vitorioso com um gol do ponta Peixinho.
Ali nascia oficialmente a história daquele que fora considerado por muito tempo, o maior estádio particular do mundo, que hoje é tido como templo do futebol brasileiro e que resiste as investidas do “futebol moderno”.

Os torcedores de times que “possuem” arenas elitizadas, com ingressos que chegam a custar 10% de um salário minimo para um setor popular, deveriam se questionar, pois afinal o futebol é o entretenimento da massa, e a massa segue o mesmo padrão de vida.

O torcedor são paulino pode se orgulhar de poder ir a uma partida de futebol, num dos palcos mais emblemáticos do mundo, por apenas 1 real, e vale dizer que guardada às proporções, o Morumbi já foi palco de grandes batalhas do esporte:

  • Final da taça libertadores de 1992, onde sua torcida pode ter provocado umas das maiores invasões campais do futebol;
  • Libertadores de 2004 contra o Rosário Central, onde o M1to fez chover, pegando o pênalti que eliminaria nosso tricolor!
  • E porque não alguns jogos de 2017 onde o time questionável, foi empurrado pelos torcedores que trataram os jogos como verdadeiras batalhas!

Em outras épocas o Morumbi possuia tamanha importância, que mesmo com toda a rivalidade contida no contexto futebolístico, era utilizado por rivais para que jogos decisivos pudessem ser realizados. Os mesmos não se importavam de jogador no campo de um arqui-rival.

Enfim, o torcedor são-paulino é questionado por rivais sobre o fato de dependerem de um estádio “ultrapassado”, certo! Porém sabemos que o torcedor do São Paulo pode afirmar, temos uma casa para o nosso time, está paga e colocamos o ingresso pelo preço que quisermos.
O nosso tricolor tem um estádio que se está longe de ser o melhor do mundo, está ao alcance de qualquer torcedor e pode ser considerado o Coliseu do futebol Brasileiro!

Advertisements
Roger Marques

Roger Marques

São Paulino que não sabe bater pênalti, mas que sabe como ajudar na briga!

Deixe uma resposta